domingo, 8 de janeiro de 2012

É verdade que o cabelo fica verde na piscina?

cabelo verde?

Já aconteceu com alguém de entrar na piscina e sair com o belo cabelo esverdeado, mesmo que levemente? Pelo menos comigo isto já aconteceu e é mais comum do que se possa imaginar.
Este efeito medonho ao estilo “Green Lantern” é causado pelo sulfato de cobre, que é utilizado para o tratamento da água da piscina, juntamente com o cloro. Quando nosso cabelo está ressecado ele fica “poroso”, fazendo com que o sulfato penetre na queratina dos fios, deixando-os verdes ou até verde-azulados. Normalmente a cor fica mais visível no comprimento dos fios, pois é o local que o cabelo está mais desgastado, seja por químicas ou mesmo por falta de tratamentos e cuidados.
Às vezes esta fragilidade dos fios nem é aparente, até dá para pensar que o cabelo está bem hidratado e cuidado, mas há a possibilidade de entrar na piscina e sair com o cabelo verde. A intensidade da coloração causada nos fios depende da quantidade de fragilidade dele, quanto mais poroso mais o sulfato de cobre penetrará nos fios e mais verdes eles irão ficar. Há quem diga que apenas cabelos loiros são ameaçados por isso, porém estão totalmente enganados. Nos cabelos loiros apenas o estrago é mais evidente, enquanto no cabelo escuro não é tão fácil de perceber.
Bem, expliquei o motivo que a piscina deixa o cabelo verde, agora o importante é ensinar como retirar isso do cabelo e como prevenir que ocorra novamente!
Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que passei por isso em janeiro deste ano e elencarei aqui tudo o que eu fiz e todas as indicações profissionais que recebi na época. A primeira coisa que fiz foi me dirigir ao instituto de beleza aqui do meu bairro, um lugar que realmente confio. Quando falei com uma profissional lá disse que queria manter a cor do meu cabelo (loiro), a primeira coisa que ela me disse foi “não posso fazer nada sem usar pigmentos, apenas irá gastar o seu dinheiro” e disse que iria me dar as dicas para retirar o verde totalmente. Deram certo, e irei repassar aqui para vocês.
Como retirar o verde do cabelo:
1) Não pinte seu cabelo – este é o ponto mais importante!
Após o pânico de sair do banho e se olhar no espelho com o cabelo ainda verde, a primeira coisa que pensamos é “meu deus, vou ter que pintar o cabelo”. Porém, não é nem de perto o correto a fazer. Segundo a profissional que consultei, a tintura não irá cobrir o verde, pois o sulfato de cobre continua na queratina do fio.
2) Vinagre de maça – é gente, VINAGRE, mas deve ser de maça, nenhum outro. Você deve diluir uma pequena quantidade de vinagre de maça (meio copo) em uma vasilha com água limpa. Deixe no cabelo por uns 15 minutos e lave o cabelo normalmente. Faça isso lavagem sim lavagem não.
3) Lavagem – compre um bom shampoo sem sal e aumente a quantidade de lavagens semanais. Não é saudável lavar muito o cabelo, porém neste caso é a solução.
4) Hidratação – compre uma boa máscara de hidratação, de fórmula concentrada, aqueles que são mais consistentes. Passe ele após cada lavagem. Eu utilizei a mascara hidratação a base de mandioca da Haskell Cosméticos.  (irei fazer resenha sobre ele)
5) Ampola Semi di Lino da Alfaparf – esta recomendação foi à melhor de todas, mesmo já tendo o produto em casa. Passe ele sozinho no comprimento dos fios, deixe agir por alguns minutos e depois enxágüe normalmente. Faça este processo após o enxágüe da hidratação. Obs: use uma pequena quantidade da ampola e não a ampola toda em cada aplicação, cada ampola dura em média 7 aplicações para este tratamento, claro, depende muito do comprimento do cabelo.
Façam este processo até a total remoção do sulfato de cobre. Pode parecer um tratamento de choque, mas garanto que todo o verde do cabelo será retirado e seu cabelo ficará hidratado e brilhante. Sem este processo você irá ficar com o cabelo verde e acabará cortando os fios.
Como prevenir:
Mantenha seus cabelos sempre hidratados, e antes de entrar na piscina passem algum produto que faça uma película protetora nos fios. Porém admito, depois do ocorrido passo longe da piscina.
Espero que gostem das dicas, pois não tem coisa pior do que sair da piscina com esta surpresa desagradável na cabeça. Então se isso ocorrer fique calma – mesmo sendo difícil – pois isto tem solução!



Nenhum comentário:

Postar um comentário